NOTÍCIAS

Dicas importantes para o empreendedor enfrentar a crise provocada pelo COVID-19

26 MAR 2020

O momento é de apreensão pela Pandemia do COVID-19, mas também pelo impacto que ela pode ocasionar principalmente nos pequenos e médios empresários.


A preocupação da grande maioria é como manter a empresa durante esses dias de tensão e principalmente após a situação se normalizar.


“Estamos atentos a essa situação. A cada dia existe uma normatização e nossa equipe está avaliando cada uma e identificando como podemos orientar da melhor forma possível os nossos clientes nesse momento”, destacou o sócio-diretor da Conplan Jorge Dresch.


Entre as “dicas” para o empreendedor estão desde uma avaliação cuidadosa dos gastos, a redução de despesas extras ou que no momento não são tão importantes, negociar prazos mais flexíveis com fornecedores, tentar melhorar os preços de compra de mercadorias.


Segundo Dresch, são medidas simples, mas que no final podem fazer a diferença na saúde financeira dos empreendimentos.


A experiência de mais de 30 anos no mercado facilita que a Conplan sinalize que apesar dos incentivos do governo e bancos na redução dos juros do microcrédito é importante só recorrer a isso se realmente precisar e tiver condições de pagar no futuro. Algumas medidas junto ao corpo de funcionários caso seja necessário também pode auxiliar como negociar férias coletivas, redução de jornada e salário dos funcionários.


Além disso, faça compras mais fracionadas e mantenha um estoque menor; investa no online para vendas e divulgação, inclua o delivery na sua operação e intensifique a população a importância do pequeno negócio local.

VEJA TAMBÉM